BMW Concept Stunt G 310

A BMW faz uma apresentação inédita mundial no Salão Duas Rodas do BMW Concept Stunt G 310, uma moto para acrobacias baseada em motocicleta monocilíndrica. Chris Pfeiffer, tetracampeão mundial e europeu de stunt riding, contribuiu de para o desenvolvimento do conceito. “O stunt riding é um esporte exigente e com muitas particularidades. Para praticá-lo, é necessário ter uma moto compacta e facilmente manobrável, mas ao mesmo tempo estável e robusta. Temos de conseguir o balanço ideal entre agressividade e maneabilidade”, diz Chris Pfeiffer.

Com o motor monocilíndrico, a BMW Concept Stunt G 310, tem proporções muito compactas graças a uma concepção inovadora: o cilindro inclinado para trás e o cabeçote rotacionado a 180 graus. Isto permite o posicionamento ideal do motor na motocicleta e uma distância entre eixos curta, apesar da longa balança traseira, tornando a moto muito ágil.

A parte dianteira rebaixada e a traseira elevada permitem mudanças rápidas de direção e uma condução dinâmica. Ao deslocar os dutos de admissão para a dianteira e o sistema de escape para a traseira, foi possível montar o silenciador traseiro numa posição vertical elevada por baixo do assento, entre motor e amortecedor. Desta forma, o silenciador fica perfeitamente protegido e não restringe a liberdade de movimentos do condutor. E apesar de não se poder ver, outra característica marcante da BMW Concept Stunt G 310 é a acústica que atrairá, certamente, a atenção do piloto.

O acelerador bloqueável garante propulsão constante, mesmo quando o condutor tem de soltar a mão do punho do acelerador. Além disso, uma relação de transmissão ligeiramente modificada permite uma maior tração na roda traseira, mesmo a baixas rotações do motor, enquanto um freio traseiro intencionalmente sobredimensionado desacelera de forma eficiente em todas as situações. Um segundo e, ainda maior freio traseiro, permite travar a roda traseira apenas com o dedo médio esquerdo, caso em determinadas acrobacias o pé direito não se encontre no pedal de freio.

Graças à disposição especial do manete adicional do freio no lado esquerdo, até pode ser operado ao mesmo tempo que a embreagem. Adaptadores no eixo dianteiro e também na zona do assento – os chamados pinos dos eixos – proporcionam ao condutor posições adicionais para colocar os pés que vão além das possibilidades oferecidas pelos descansos regulares de pés.

Leia também:
+ Triumph lança dois novos modelos da linha Tiger 800
+ Abraciclo: setor fechará o ano negativo
+ SH 300i coloca Honda no mercado de scooter de média cilindrada no Brasil
+ As atrações do Salão Duas Rodas 2015
+ CB Twister 2016 aparece no Salão Duas Rodas
+ Ducati Scrambler chega com preço de R$ 36.900
+ Scout, modelo de entrada da Indian, parte de R$ 49.990

Os característicos estribos de apoio vermelhos proporcionam proteção adicional para o motor. Um destaque especial na BMW Concept Stunt G 310 é a traseira desenvolvida especificamente pela BMW Motorrad para acrobacias e que, até agora, ainda não tinha sido vista numa moto com tal finalidade. A peça, confeccionada a partir de um bloco de alumínio, com uma abertura no centro, oferece ao piloto de acrobacias um ponto de fixação para o pé. Em conjunto com o assento antiderrapante, o componente em alumínio também assegura, graças à sua forma, uma posição estável ao conduzir.

BMW S 1000 XR

A BMW Motorrad também levou para o Salão a BMW S 1000 XR no Brasil. É uma moto completamente nova no portfólio da BMW. “Ela combina três linhas distintas de produtos: possui o dinamismo de uma sport, o conforto de uma touring e a versatilidade de uma adventure. A motocicleta, recém-lançada mundialmente, já se tornou destaque em termos de vendas em outros países. Temos certeza de que será também um grande sucesso no Brasil”, diz Luciana Francisco, gerente sênior de Marketing da BMW Motorrad.

A novidade é equipada com motor 4 cilindros em linha, tem potência de 160 hp e torque de 112 Nm. A transmissão é de seis velocidades. Seu pacote é bem completo: a BMW S 1000 XR tem preparação para GPS, aquecimento de manoplas, suporte de malas laterais e assistente de troca de marchas Pro, dentre outros itens especiais.

Além disso, a motocicleta traz design dinâmico e inovador; freios ABS Pro de série; controle automático de estabilidade para acelerar com segurança; quatro modos de pilotagem Rain, Road, Dynamic e Dynamic Pro, entre outros itens especiais.

Ao preço sugerido de R$ 68.900 e disponível a partir da segunda quinzena de novembro na rede de concessionárias BMW Motorrad, os interessados poderão reservar o produto antecipadamente por meio de uma campanha de pré-venda promovida pela marca.

-Informações: divulgação-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *