BMW S 1000 RR

Mais leve e potente, a versão 2017 da BMW S 1000 RR chega ao mercado brasileiro com algumas inovações e preço inalterado da versão anterior de R$ 75.900. O modelo ganhou visual renovado com novos grafismos na carenagem e novas opções de cores branco/vermelho e cinza/preto. A moto adotou o ABS Pro integrado ao Modo de Pilotagem Pro.

O modelo manteve o propulsor tetracilíndrico em linha de 999 cc, 4 tempos, com duplo comando de válvulas no cabeçote e 4 válvulas por cilindro que, agora desenvolve potência máxima de 199 cavalos a 13.500 rpm (seis cavalos a mais que a versão anterior) e 113 Nm de torque a 10.500 rpm. O conjunto, que conta ainda com câmbio de seis marchas, leva o modelo à velocidade máxima de 200 km/h.

A moto oferece de série itens como controle de tração (DTC) e controle de suspensão ativa (DDC), que ajusta automaticamente a suspensão de acordo com a situação. Em intervalos de 10 milissegundos, a unidade de controle DDC processa informações como compressão e retorno do amortecedor. “Do ponto de vista do piloto, isso significa que a RR tem a melhor configuração dos parâmetros do amortecimento em todos os momentos”, diz a montadora.

Além disso, há itens como Assistente de Troca de Marcha Pro (funcionando para passagem de marchas acima e abaixo, sem o acionamento de embreagem) e do atuador eletrônico do acelerador e-gás para um controle mais preciso e direto. O piloto opera estes novos recursos por meio do painel de instrumentos recentemente concebido, que pode ser adaptado ao tipo específico de utilização.

Além deles, a nova S 1000 RR possui um sistema de escape com novo design sem silenciador dianteiro, bem como um nova configuração para aumento de torque, sendo que a curva de potência/torque foi aperfeiçoada e com detalhes otimizados. Por fim, estão disponíveis os modos de pilotagem Rain, Sport, e Race com ABS e ASC como itens de série.

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Pesando apenas 204 kg (em ordem de marcha), cerca de quatro quilos mais leve que a versão anterior, o modelo tem peso total permitido de 407 kg e carga útil (com equipamentos de série) de 203 kg. Em relação às dimensões, são 2.050 mm de comprimento, 826 mm de largura, 1.140 mm de altura, 1425 mm de emtreeixos e 815 mm de altura do assento. A capacidade do tanque de combustível é de 17,5 litros, mais 4 litros na reserva.

Em relação aos freios, há duplo disco flutuante de 320 mm e pinça radial de 4 pistões (dianteiros) e discos simples de 220 mm com pinça de 1 pistão (freios traseiros). As rodas são de alumínio fundido, com medidas de 3.50 x 17″ (dianteira) e 6.00 x 17″ (traseira). Os pneus, por sua vez, medem 120/70 – ZR 17 (dianteiro) e 190/55 – ZR 17 (traseiro).

A suspensão traseira conta com a balança traseira de alumínio com amortecedor centralizado com ajustes de pré-carga, compressão e retorno em baixa e alta velocidade. Já a suspensão dianteira traz garfo telescópico invertido de 46 mm de diâmetro com ajuste de compressão e retorno

O painel de instrumentos tem alta resolução e fornece uma exibição ainda mais clara de configurações selecionadas, juntamente com velocidade de estrada e velocidade do motor. Entre as informação e funções que podem ser lidas e definidas pelo condutor, estão set-up para DDC e pista de corrida, DTC, tempo da volta e extensão da volta, a velocidade específica da volta, modo de pilotagem ativo, trocas de marcha por volta e muito mais além.

-Informações e imagens: divulgação-

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