BMW

A BMW apresenta amanhã, no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas (USA), 6 a 9 deste mês, dois conceitos de sistemas de segurança para motociclistas: um capacete com sistema head-up display, com transmissão de informações em um visor e o sistema de iluminação da moto em laser light.

A iluminação laser light, instalada como conceito em uma touring K 1600 GTL tem ação mais abrangente ampliando a área iluminada para até 600 metros adiante, o dobro de um sistema de iluminação convencional. Os faróis também são adaptativos para acompanhar o movimento da motocicleta nas curvas iluminando todo o caminho realizado pelo veículo na curva.

No sistema head-up display, informações do painel de instrumentos como velocidade, hodômetro e indicação de marcha são refletidas em um visor interno localizado na frente do olho direito. Isso evita, de acordo com a montadora, que o motociclista tire a atenção da estrada para analisar as informações. O sistema, como opcional, já existe em carros da marca. Neste caso, a informações são refletidas no para-brisa.

Leia também:
+ Renovada, POP110i ganha injeção eletrônica
+ Teste: Linha CG 2016 é outra moto
+ KTM 390 Duke diverte com esportividade
+ Bonneville T 100 é o estilo retrô para passeios
+ Esqueça a Hornet: a CB 650 F veio para ficar
+ Teste: Honda CBR 650F
+ Teste: Desfilando com a CTX 700N
+ A agilidade da roadster Triumph Street Triple 675

A tecnologia de exibição de informações head-up display em desenvolvimento para capacetes, de acordo com a BMW, pode ser instalada em modelos já existentes sem afetar o conforto ou a segurança dos pilotos. O tempo de funcionamento do sistema, com as duas baterias substituíveis, é cerca de cinco horas.

“No momento, a tecnologia ainda está demasiado onerosa para uso em motocicletas. No entanto, espera-se que as economias de escala resultantes da sua utilização em larga escala na indústria automobilística irá resultar em uma estrutura de preços com uma clara tendência descendente. Seu uso em motocicletas poderia então pode ser que se possa imaginar, a médio prazo”, informou a montadora em seu comunicado de lançamento dos conceitos de segurança.

-Informações e imagens: divulgação-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *