Colete air bag

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o projeto de lei (PL 1.171/11) que estipula novas exigências para condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Pela proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, criado em 1997, passará a ser obrigatório o uso de alguns equipamentos de proteção, como joelheiras, cotoveleiras, botas e coletes, por motociclistas. A matéria também prevê o uso de luvas, calça e caneleiras.

Para andar em vias em que a velocidade máxima permitida é igual ou maior que 70 km/h, os condutores ainda serão obrigados a usar jaquetas infláveis de proteção.

O projeto ainda estipula que, após dois anos de promulgação da lei, a regra da jaqueta inflável passará a valer para todos os casos em que o veículo for usado para transporte remunerado de mercadorias. Nessas situações, o empregador ou prestador de serviço terá que fornecer o equipamento.

O projeto de lei, que tramita desde abril de 2011 no Congresso, ainda precisa passar pelo plenário da Câmara e depois será analisado no Senado.

-Imagens: divulgação-
-Informações: Agência Câmara-

9 comentários em “Colete air bag

  1. eu vou passear com minha esposa nos fins de semana, vestidos de Cavaleiros MedievaIS, E QDO ir ao Banco tem q tirar todas as parafernalhas e ficar pelado p passar na porta é bom q uma merda q fez esta lei vista tds estes equipamentos e saia na Br. com um sol de 40 graus e pare numa agencia bancaria, td equipado quero ver se ele, vai resistir. e QUE COMPRE COM SEU DINHEIRO E NAO COM NOSSO, OU COM BRINDE DAS FABRICAS Q ESTÃO PAGANDO POR TRAS DESTA BERRAÇÃO TODA.

  2. Nos USA, até o uso do capacete é opcional, só que se não quiser usar, você tem que ter um seguro com cobertura mínima de 10mil dólares, assim o governo se isenta das despesas. Se o policial te parar e você não estiver de capacete, você tem que apresentar o cartão do seguro. A opção é do motociclista. Acredito ser mais eficiente esta medida. fica a dica…

  3. Obrigatório deveria ser o poder público cuidar de infraestrutura, saúde, educação, etc. A vida pessoal de cada um não é do interesse do poder público, mesmo com o argumento fraquíssimo de que motociclista dá gasto quando sofre acidente. População sem alimentação e saúde também dá gasto no SUS, mas isso ninguém se importa, né? Agora, prevenir acidente aumentando os gastos para o cidadão é fácil! Neste país de merda, ser empresário é fácil: Não precisa ter competência em marketing e em vendas! Basta ter lobby no congresso e aprovar lei obrigando o cidadão a usar os seus equipamentos! Mas o povo brasileiro, bunda mole por natureza, merece isso e tudo o mais de lixo que vem do legislativo, judiciário e executivo! Afinal, cada povo tem o governo que merece!

  4. Tão de brincadeira. Não conseguem nem multar os absurdos que os motoboys fazem, imagina toda a parafernalia que estão propondo.Será que ja tem deputado montando fabrica de colete air bag ? Será ?

  5. As autoridades de transito não conseguem fiscalizar e obrigar o uso de capacetes , principalmente no norte e nordeste brasileiro, vocês acham que vão conseguir obrigar esses motociclistas a usar caneleira, cotoveleira, joelheiras, botas, luvas e colete inflavel? Esses politicos não tem o que fazer!

  6. Alheio aos preços dos equipamentos, agora já “quase” exigíveis, fui pesquisar o custo de um desses coletes air-bag (haja air-bag!) e descobri que R$ 2.650,00 é o preço do mais cotado deles.
    Se não imperar o bom senso (acho que espero milagres!) e não voltarem atrás nestas medidas descabidas, vai ser um tal de se ouvir pelas ruas e estradas:
    -Perdeu! Perdeu! – São os assaltantes não oficiais, atrás dos coletes milionários.
    Inclua-se, então, além dos riscos e do assalto oficial, agora também, o seguro-colete.
    Ai, meus bolsos!
    Ai, meu air-bag!

  7. Não nos faltava mais nada!
    O legislador brasileiro é um “festeiro”; vive de curtição e de foguetórios, sem se preocupar com o conteúdo e com as implicações daquilo que procura editar.
    Talvez ficasse mais simples, se criassem a obrigatoriedade de uso de uma armadura, aos moldes dos cavaleiros medievais.

    1. De fato certas coisas são inaceitáveis (COLETE AIR BAG), porem joelheiras, cotoveleiras, botas, coletes, luvas e calça deveriam sim ser obrigatórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *