Construção de motores H-D

Na linha de produção descentralizada da Harley-Davidson, nos EUA, a planta Pilgrim Road Powertrain Operations, é responsável pela produção dos motores Milwaukee-Eight, Twin Cam e Evolution. São eles que equipam os modelos das famílias Touring, Softail, Dyna e Sportster, nas linhas de montagem final em York (Pensilvânia) e Kansas City (Missouri). Localizada em Menomonee Falls (Wisconsin), entre a U.S. Highway 45 e a saída da Pilgrim Road, a Harley-Davidson Motor Company’s Powertrain Operations tem cerca de 76 mil m², a está localizada a cerca de 21 km da sede da Harley-Davidson Motor Company, em Juneau Avenue.

“Temos capacidade de construir em 24 horas um motor encomendado”, diz o engenheiro de processo, Jared Olsen. “Nós conseguimos acompanhar quase que instantaneamente as mudanças de produção nas plantas de Kansas City e de York, ou enviar um motor de P&A (motores do catálogo de acessórios) imediatamente para um concessionário Harley-Davidson”, afirma.

Durante picos de produção, a Pilgrim Road emprega cerca de mil funcionários. Muitos deles estão envolvidos em usinagem e tratamentos térmicos, duas das competências centrais nas instalações da planta.

No extremo norte da unidade, uma esteira rolante alimenta as carcaças dos cabeçotes Twin Cam fundidas em um centro de usinagem de cinco eixos, que usina todas as superfícies planas, a câmara de combustão, assentamentos de válvulas; fura e faz a rosca do orifício da vela de ignição; e, em seguida, limpa todos os cavacos de alumínio em uma única operação.

Em outro centro de usinagem, um robô é responsável pela união das metades direita e esquerda das carcaças, levantando cada parte sobre um jato de ar para afastar os detritos antes de juntá-los com parafusos e fios, usinando as cavidades dos rolamentos do virabrequim, garantindo alinhamento das superfícies.

Antes de serem usinados, cilindros, cabeçotes, metades das carcaças e a caixa de transmissão são revestidos com um pó preto ou prata. Ele substitui a tinta molhada com um revestimento de resina de poliéster, aplicado na forma de pó e tratado em altas temperaturas. O revestimento é um processo ecológico que, ao contrário de pintura líquida, produz emissões zero de GCV (Gases de Compostos Voláteis) e quase nenhum resíduo perigoso.

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A montagem do motor ocorre ao longo de uma linha de montagem na forma de “U” duplicado. A montagem acontece simultaneamente nas linhas internas e externas durante o pico da produção, e em apenas uma linha de montagem quando a demanda é menor, ou pode continuar em qualquer uma, caso haja um problema na outra.

Em uma linha de produção flexível, a operação da Pilgrim Road e seus funcionários são capazes de montar todo o portfólio de motores em qualquer combinação ou ordem. Um motor Milwaukee-Eight pode estar na linha de montagem ao lado um Twin-Cooled Twin Cam 103 ou um Screamin’ Eagle 110. A Pilgrim Road também produz motores para Harley-Davidson Genuine Motor Parts & Accessories.

Perto do final da montagem, cada motor é “testado friamente” para verificar seu funcionamento. Ao invés de ligá-lo com combustível, este é girado por um motor elétrico de 60 a 1.600 rpm por cerca de 100 segundos. Sensores colocados em torno do motor registram 250 pontos de dados, da pressão de óleo e saída de tensão até o som do comando de válvulas. Todos esses dados são registrados em um histórico digital de cada motor, que pode ser rastreado se quaisquer problemas de serviço ou de garantia surgirem no futuro.

Motores que não são aprovados no teste frio são enviados para uma área de reparo. Aqueles que são aprovados ganham um conjunto novo de velas de ignição, uma etiqueta com código de barras e são levados para fora da linha e fixados em pallets de transporte para a viagem até York ou Kansas City.

-Informações e imagens: divulgação-

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