Erick Buell renasce

Erick Buell renasce e conseguiu novamente retornar ao mercado norte-americano de motocicletas pela segunda vez depois de falir em 2010 e em 2015, agora como EBR Motorcycles. Depois do fechamento de sua empresa Buell em 2010 e do fracasso da tentativa de retomada das atividades associado à indiana Hero Motor Corp, em 2015, como Erik Buell Racing, dois modelos da marca voltam a ser comercializados nos EUA: a naked 1190 SX e a superesportiva 1190 RX agora pela EBR Motorcycles.

Com o segundo encerramento da empresa, em abril do ano passado, poucos meses do anúncio da retomada de atividades, a Erik Buell Racing foi à leilão para custear dívidas trabalhistas e com fornecedores. O relançamento dos dois modelos está marcado para o próximo dia 17 deste mês. “Estou realmente ansioso para os lançamentos. Dediquei minha vida a isso e quero mostrar ao mundo a grandiosidade de nossas motos. É muito bom ver a fábrica de volta à vida”, disse Erick Buell, fundador e agora diretor técnico da nova empresa. Os preços ainda não foram divulgados.

Os dois modelos que retornam ao mercado mantém, inicialmente, as mesmas características técnicas anteriores. São equipados com motor de dois cilindros em V de 1190cc e refrigeração líquida que desenvolve 185 cv a 10.600 rpm e 14,05 kgf,m de torque máximo em 8.200 rpm. O peso em ordem de marcha é de 190 kg na SX e 188 kg na RX.

Leia também:
+ Festas, encontros e eventos para motociclistas de agosto de 2016
+ Honda começa a vender no Brasil, em abril, o scooter SH 300i por R$ 23.590
+ Fabricação de motocicletas recua 35,9% em fevereiro deste ano
+ Teste Indian Chief Classic e Chief Vintage
+ Teste MotoMovimento: Indian Scout é ágil na pista
+ Honda apresenta versão 2016 da XRE 300
+ Suzuki chama recall para 12 modelos da marca

Erick Buell criou a Buell em 2009 quando deixou a Harley-Davidson. Seus modelos, construídos no início em associação com a própria Harley-Davidson, eram conhecidos pela menor distância entre os eixos e chassi integrado ao tanque de combustível que proporcionavam grande agilidade nas curvas. A própria Harley-Davidon foi decisiva para o fechamento da fábrica em 2010. A segunda tentativa de retorno com a Hero Motor Corp, que prometeu investimentos de US$ 25 milhões no negócio mas não o fez, fracassou, especula-se, pelas baixas vendas.

A volta de Erik Buell é literalmente um recomeço já que a Erik Buell Racing, depois dos leilões foi reduzida e mesmo assim estão ainda programadas vendas de ativos, maquinários e ferramentas para que o tamanho menor e mais ajustado da nova EBR Motorcycles atenda ao mercado da linha esportiva genuinamente norte-americana.

-Imagens: divulgação-

3 comentários em “Erick Buell renasce

  1. ERICK, SOU SEU FÃ E ADMIRADOR, ESTOU TORCENDO POR VOCE NESSA NOVA EMPREITADA.AS MOTOS BUELL SÃO MARAVILHOSAS, ADORO ESSE CONJUNTO DE FREIOS DIANTEIROS E O STILO DIFERENCIADO.APRECIO MAIS A BUELL NO STILO NAKED, MAS A CICLISTICA E O PREÇO FAZEM A DIFERENÇA NA HORA DE ADQUIRIR UMA.
    BOA SORTE….VOCE É GUERREIRO E MERECEDOR ….VOCE AMA O QUE FAZ.!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *