Fábrica BMW

A BMW anunciou a construção de sua fábrica própria em Manaus (AM) que deve ser inaugurada já no segundo semestre deste ano. Na unidade, será produzida a nova BMW G 310 R, além dos demais oito modelos já montados no País. A previsão é de que mais de 10.000 unidades saiam da linha de produção brasileira em 2017, e é esperado um crescimento significativo da marca, especialmente com a introdução no mercado nacional da nova BMW G 310 R, primeira motocicleta roadster da BMW Motorrad com menos de 500 cilindradas.

A nova fábrica substituirá a linha de montagem de motocicletas da BMW Motorrad, também localizada em Manaus, atualmente operante por meio de uma parceria com a Dafra Motos, cuja produção se iniciou em 2009. Com a nova unidade produtiva, a expectativa é de que cerca de 170 empregos sejam gerados.

De acordo com a montadora, o Brasil representa um mercado de motocicletas estratégico para o BMW Group. Com a inauguração da fábrica e a chegada do novo modelo G 310 R, previstas para o final de 2016, a marca estará estrategicamente posicionada em um segmento promissor – de motocicletas abaixo de 500 cilindradas -, expandindo seu compromisso com o País.

Leia também:
+ Honda renova a NC750X na versão 2016
+ Maio Amarelo lança concurso de fotografia para Boas Práticas no Trânsito
+ Teste: Honda PCX 150 modelo 2016
+ Harley-Davidson lança Roadster 1200 nos EUA
+ Yamaha lança a Tracer 700 baseada na MT-07
+ BMW renova a F 800 GS
+ Yamaha promove seis modelos até o final de abril
+ BMW reajusta preços de cinco modelos no mercado brasileiro
+ Teste: Harley-Davidson softail Breakout
+ Teste: Biz 110i, com injeção eletrônica fica mais eficiente no trânsito da cidade

“Com nossa estratégia de crescimento global, reforçamos nossa presença em mercados emergentes como o Brasil. Nesse contexto, a G 310 R desempenhará um papel fundamental na atração de novos públicos para a BMW Motorrad”, comenta Stephan Schaller, Presidente da BMW Motorrad globalmente.

“Hoje é um marco importante para a BMW Motorrad no Brasil, que consolida a grande expansão nacional que tivemos desde o início da montagem no País, em 2009. A nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus reforça a relevância do Brasil nas estratégias do BMW Group em médio e longo prazos. Temos expectativas positivas em relação ao mercado brasileiro no futuro”, afirma Federico Alvarez, Diretor da BMW Motorrad Brasil.

O planejamento da transição de operações entre Dafra Motos e BMW Motorrad ocorrerá de maneira gradual, de modo que não haverá impacto no abastecimento de produtos ao mercado nacional.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) aprovou o projeto apresentado pela montadora para a construção da BMW Manufacturing Indústria de Motos da Amazônia Ltda com investimentos de US$ 25.8 milhões.

Estratégia

Líder de mercado no segmento premium acima de 500 cilindradas em 27 países, a BMW Motorrad planeja manter seu crescimento de forma sustentável e rentável. O objetivo da marca é comercializar 200.000 unidades por ano até 2020. O BMW Group continua aumentando sua participação nos mercados existentes e tem se aproximado de novos mercados na Ásia e América do Sul. Adicionalmente, a empresa cada vez mais possui um foco especial em mobilidade urbana.

Berlim

As motos montadas pela BMW Motorrad no Brasil desde 2009 sempre seguiram os rígidos padrões de qualidade da marca globalmente. A expertise da fábrica da BMW Motorrad em Berlim seguirá como referência para a instalação da nova unidade de fabricação de motocicletas em Manaus. “No BMW Group, nós damos ênfase às unidades de produção internacionais, de modo a fortalecer a nossa posição no mercado. Com o início da nova unidade em Manaus, a fábrica de Berlim está ansiosa para continuar apoiando a rede de produção internacional e os colegas brasileiros”, afirma Stephan Schaller.

Nota Dafra

A Dafra emitiu nota a respeito do fim da parceria com a BMW. Veja a íntegra: “Durante os últimos sete anos a DAFRA colaborou com a BMW para que a marca alemã tivesse condições de ampliar a presença no mercado brasileiro.

Em razão do projeto de expansão em mercados emergentes, entramos em negociação em torno da proposta de uma fábrica própria da BMW no Brasil que será responsável pela produção do novo modelo de média cilindrada e dos demais modelos já em linha, sendo que estes ainda continuarão a ser fabricados na planta da DAFRA por mais alguns meses.

A referida negociação foi encerrada de modo positivo recentemente e neste momento aguardamos tão somente a aprovação dos órgãos governamentais envolvidos.
Destacamos que foi uma honra termos participado desta trajetória e temos certeza que a BMW trilhará novos sucessos em sua nova fábrica.”

-Informações e imagens: divulgação-

2 comentários em “Fábrica BMW

  1. Além dos números, já mencionados pelo Hermann, dizer que a qualidade será a mesma praticada em Berlim deve ser piada… Será que o motor das GS 650 fabricadas em Berlim também tem motor montado pela Loncim, em Chongqing, na China?
    Se a qualidade é a mesma, onde foram parar o pára lama traseiro e os protetores de mão da GS 650?!…No lançamento elas vinham com esses itens. Com o passar do tempo, entretanto, a BMW começou a tropicalizar a GS, ou seja, a depená-la.

    Será que, a partir de agora, nós, brasileiros, seremos tratados com a mesma seriedade com os alemães são tratados??

    Fica a expectativa.

  2. acho que sobrou 0
    “O objetivo da marca é comercializar 200.000 unidades por ano até 2020”
    A Harley qdo propos 25.000 já era um absurdo, continua patinando em 6.000.
    A menos que a BMW va entrar no mercado de 125cc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *