Honda comemora 45 anos no Brasil

A Honda comemora hoje (26/10) 45 anos de atividades no Brasil. Naquele dia, a empresa japonesa começava a importar e distribuir motocicletas no mercado nacional. Acompanhe abaixo a cronologia da empresa no País.

1971 – Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.

1975 – O governo vetou a importação de motocicletas, o que fez com que a Honda antecipasse seu projeto de iniciar a produção nacional na Zona Franca de Manaus (AM).

1976 – É inaugurada a fábrica de motocicletas Honda em Manaus e nasce a primeira moto Honda “Made in Brazil” – a Honda CG 125.

1981 – Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca. A empresa se tornou a maior administradora de consórcio do mundo, com mais de 1,8 milhão de clientes ativos e mais de 13 milhões de cotas vendidas em todo o País.

1987 – Início das atividades da Seguros Honda, precursora no mercado de motocicletas, que chegou com o grande desafio de criar e expandir a cultura de seguros para o segmento. Hoje a empresa já ultrapassou a marca de 1 milhão de apólices comercializadas no Brasil.

1992 – Chegavam ao País os primeiros automóveis importados da Honda.Para a estreia no segmento, chegaram os modelos: Civic, versões sedan, hatch e CRX Del Sol, Accord, Accord Wagon, Odyssey e o esportivo Prelude. Pouco tempo depois, a montadora passou a comercializar também o cupê Legend. O carro-chefe da marca, o Civic, estava em sua 5ª geração mundial e possuía, entre outros atributos de destaque, airbags para motorista e passageiro.

1997 – É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a produção do Honda Civic.

1998 – Para contribuir com uma pilotagem mais segura para os motociclistas, a empresa inaugurou, em 1998, o 1º Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba.

2000 – O Banco Honda foi criado em julho de 2000 para oferecer suporte e condições competitivas às operações das concessionárias.

2006 – Honda amplia sua presença no País e inaugura novas unidades em Recife (PE): Centro de Treinamento para a rede de concessionárias, o Centro de Distribuição de Peças e o segundo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).

2013 – Honda inicia a construção da sua segunda fábrica de automóveis do Brasil, em Itirapina, interior de São Paulo. A unidade, recém-concluída, terá capacidade produtiva de 120 mil unidades/ano, ou seja, quando iniciar as operações, poderá dobrar o volume de produção da Honda no mercado nacional.

2013 – Em Manaus, é inaugurada a terceira unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) de motocicletas.

2014 – Inauguração do parque eólico da Honda Energy do Brasil, em Xangri-Lá (RS).O projeto é o primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional.

Leia também:
+ Yamaha Crosser 2017 tem novas cores e grafismos
+ Triumph amplia linha Clássicas com a Bonneville Bobber
+ Grupo Piaggio inicia vendas dos modelos Vespa GTS 300 e Vespa Sprint
+ YZF R6 2017 é lançada no EUA
+ Nova Tiger Sport no Brasil por R$ R$ 52.990
+ BMW Motorrad Vision Next 100: conceito BMW da moto do futuro
+ K 1600 B: nova bagger da BMW para o mercado norte-americano
+ KTM lança edição limitada da 300 EXC
+ Produção de motocicletas tem queda de 31% no acumulado do ano
+ Honda tem edição especial de 40 anos da linha CG
+ Vespa inicia vendas no Brasil
+ Ducati mostra esportiva SuperSport na Alemanha
+ Kawasaki lança Ninja 650 no Intermot

2014 – É inaugurado novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda, em Sumaré, interior de São Paulo.

2015 – É inaugurada a nova sede da Honda South America, em Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil.

Vídeo institucional da comemoração

-Informações, imagens e vídeo: divulgação-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *