Honda Riding Assist

A Honda apresentou, na feira de tecnologia Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas (EUA), o protótipo Riding Assist. A tecnologia faz com que um modelo NC750 se autoequilibre. Além de reduzir consideravelmente a possibilidade dela tombar mesmo parada, a moto também tem programação e sensores que permitem a moto seguir o dono. Na mesma feira, a montadora japonesa também mostra o NeuV (New Electric Urban Vehicle). O veículo tem software que detecta e “compreende” as emoções do motorista.

O sistema Riding Assist não utiliza giroscópios para manter a moto em equilíbrio, como acontece em outros sistemas semelhantes. O conceito consegue alterar a geometria da direção e a direção que por sua vez vai ajustando o ângulo para a esquerda ou a direita para manter o equilíbrio do conjunto. A montadora não informa quando pode utilizar a tecnologia em seus modelos comerciais.

Leia também:
+ Calendário MotoMovimento para festas, encontros e eventos de janeiro de 2017
+ Dafra oferece seguro total grátis para scooter Citycom S 300i neste mês de janeiro
+ Bell Helmets apresenta novo capacete Moto-9 Flex
+ Balanço e projeção Abraciclo: 2016 ruim e 2017 na mesma
+ Salão Moto Brasil vai ampliar o Bike & Art Show
+ Harley-Davidson transfere centro de treinamento para o Senai-SP
+ SuperBike Brasil encerra temporada 2016 em São Paulo
+ KTM chama recall para 1190 Adventure, 1190 Adventure R e 1290 Super Adventure
+ Yamaha acrescenta novas cores na família MT 2017
+ BMW e Lego lançam réplica em escala do modelo R 1200 GS Adventure

O NeuV é um pequeno modelo de dois lugares para compartilhamento no transporte urbano. O veículo é capaz de interagir com a rede elétrica, vendendo a sua energia das baterias para a rede quando não está em uso.

Já a tecnologia Honda Automated Network Assistant (HANA), recorre a um “motor emocional”, elemento desenvolvido pela Honda e SoftBank, e que aprende as emoções do condutor a partir das suas decisões. Baseando-se nas decisões passadas do motorista, o sistema propõe escolhas musicais e verifica a condição emocional do condutor propondo recomendações que o satisfaçam.

Conta ainda com um skate elétrico que pode ser utilizado pelo condutor para terminar o deslocamento se optar para escapar dos congestionamentos deixando o carro de lado.

Vídeo promocional do Riding Assist

Honda Press Conference Live from CES 2017 (em inglês)

-Informações, imagens e vídeo: divulgação-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *