Maio Amarelo

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), anunciou hoje (20/05), apoio ao movimento Maio Amarelo. A ação existe em vários países e dedica todo o mês de maio a mobilizações pela direção segura. MotoMovimento tem um espaço fixo no alto da página inicial reservado somente para apoio e divulgação de campanhas voltadas para o trânsito seguro. Maio Amarelo está publicado no espaço desde o início deste mês.

A proposta de Maio Amarelo é estimular a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito, temas que já fazem parte da pauta da Abraciclo há bastante tempo.

Junto à formalização desse apoio, a Abraciclo anuncia ainda a realização de duas ações importantes para os próximos meses, que caminham juntas aos objetivos propostos pelo “Maio Amarelo”. A primeira delas acontece em São Bernardo do Campo, SP, por meio de palestras totalmente gratuitas aos alunos do ensino médio, com o intuito de promover a conscientização dos motociclistas e ciclistas, ensinando técnicas de condução segura para esse público. As apresentações, ministradas por Wilson Yasuda, consultor de segurança da entidade, dão continuidade a um projeto piloto que teve início no ano passado, que atingiu cerca de três mil alunos, com a intenção de consolidar um diálogo mais próximo com os futuros condutores.

Já entre os dias 05 e 07 de agosto, a entidade leva o MotoCheck-Up, o maior programa gratuito de conscientização para motociclistas, a Teresina, no Piauí, localidade que registra hoje um alto índice de acidentes e irregularidades quanto ao uso de veículos de duas rodas, como a não utilização de equipamentos de segurança e até a falta do porte da carteira de habilitação.

O evento vai disponibilizar aos piauienses não apenas dicas de conscientização, mas também uma avaliação das motocicletas que passarem pelo local, com o exame gratuito das condições mecânicas de 21 itens da moto. A intenção é mostrar, na prática, como deve ser a pilotagem defensiva e o uso correto dos freios. Para completar, acontece ainda a distribuição de brindes aos participantes e a entrega de vales, que possibilitam a troca completa de óleo.

Paralelamente a essa ação, também em Teresina, a Abraciclo vai promover mini palestras sobre Segurança no Trânsito em escola públicas da cidade.

O MotoCheck-Up já foi realizado nos Estados de São Paulo (capital, Santos e região do ABC), Pernambuco (Recife), Amazonas (Manaus) e no Distrito Federal (Brasília), contando sempre com o apoio de órgãos governamentais e institutos.

-Imagens e informações: divulgação-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *