MotoCheck-Up em Teresina

A 19ª edição do MotoCheck-Up, programa setorial de avaliação de motos e conscientização no trânsito, reuniu 1,6 mil motociclistas em Teresina (PI). Durante os três dias do evento (de 05 a 07/8), os participantes receberam instruções de pilotagem segura – incluindo demonstração da forma correta de se utilizar o freio – e tiveram suas motocicletas avaliadas gratuitamente em 21 itens de segurança.

A ação, promovida pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), é a segunda realizada no Nordeste. Ao longo das 19 edições, cerca de 35 mil motociclistas já participaram do programa.

Escolas

Paralelamente ao MotoCheck-Up, a entidade promoveu palestras em quatro escolas públicas de ensino médio da região, que atingiu 700 alunos. As palestras tiveram como objetivo orientar os atuais e futuros ciclistas e motociclistas sobre as técnicas de condução segura e os ganhos obtidos com o respeito às normas e regras de trânsito.

As apresentações foram ministradas por Wilson Yasuda, ex-piloto de competição de motociclismo e atual consultor de segurança da Abraciclo. O conteúdo das apresentações foi desenvolvido pela equipe de executivos da própria entidade, com base na experiência de seus associados em relação ao tema, dicas de segurança viária de especialistas e órgãos públicos, pesquisas e legislação em vigor.

“As infrações mais comuns em Teresina são a ausência do uso do capacete e a falta de habilitação para a condução de motocicletas, que juntas correspondem a 75% das ocorrências gravíssimas cometidas. Acreditamos que as ações como o MotoCheck-Up, de conscientização e orientação da população sobre um trânsito mais seguro, são fundamentais para reduzir a quantidade de ocorrências registradas na região”, avalia José Eduardo Gonçalves, diretor-executivo da entidade.

“O evento foi muito bem recebido na região. O retorno dos participantes durante a ação foi bem positivo. Nas próximas semanas, compilaremos os dados coletados, o que nos permitirá avaliar o perfil do motociclista”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

A 19ª edição do MotoCheck-Up realizado pela Abraciclo, tem apoio do Detran/PI, Polícia Militar, STRANS- Superintendência Municipal de Transportes e Transito e Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), com o patrocínio da Levorin e Taurus.

O MotoCheck-Up já foi realizado nos estados de São Paulo (capital, Santos e região do ABC), Pernambuco (Recife), Amazonas (Manaus) e no Distrito Federal (Brasília), contando sempre com a presença de mecânicos e instrutores experientes no segmento, além do apoio de órgãos governamentais e institutos, com a participação conjunta das fabricantes de motocicletas.

-Imagens e informações: divulgação-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *