Produção de motocicletas

A produção de motocicletas no Brasil registrou queda de 36,4% no levantamento de abril deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em 2015 saíram das linhas de produção em Manaus (AM) 99.051 unidades. Os números são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Na comparação entre março e abril deste ano, a queda na produção foi de 21,7%. Foram montadas 63.036* motocicletas em abril passado, ante 80.530 unidades em março. No quadrimestre, o recuo foi de 36,4%, passando de 453.958 motocicletas, em 2015, para 288.499*, em 2016.

As vendas no atacado – para as concessionárias – alcançaram 72.197* unidades em abril, significando queda de 13,6% em relação ao mês anterior e de 29,2% sobre abril de 2015, com 101.999 unidades. De janeiro a abril, foram comercializadas 286.107* motos, o que corresponde a uma baixa de 35,1%.

“Assim como todos os setores, a indústria de duas rodas analisa com cautela os desdobramentos macroeconômicos. De qualquer forma, levamos em conta que, tradicionalmente, no segundo semestre o mercado costuma apresentar desempenho melhor, com resultados mais positivos”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

As exportações totalizaram 4.122 unidades em abril, frente a 4.721 motocicletas no mês anterior, o que representa a um recuo de 12,7%. Em comparação ao mesmo mês de 2015, houve uma elevação de 49,3%. Nos primeiros quatro meses do ano, foram comercializadas 17.871 unidades, alta de 96,1% em relação ao mesmo período de 2015.

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No varejo, foram vendidas 79.671** motocicletas, o que representa um recuo de 8,4% ante o volume de março, com 108.167 unidades, e de 26,3% em relação a abril de 2015 (108.167). No acumulado do ano, a queda foi de 26,6%, com 319.594 motocicletas licenciadas, contra 435.127 unidades, em 2015.

Com o mesmo número de dias úteis de abril do ano passado (20 dias), a média diária de vendas apresentou queda de 26,3%, passando de 5.408 para 3.984 motocicletas.

(*) Foram desconsiderados os dados da Traxx, que não faz mais parte do quadro associativo desde março de 2016.
(**) Foram desconsiderados os ciclomotores usados, cujo licenciamento junto aos Detrans passou a ser obrigatório a partir da Lei nº 13.154, de 30/07/2015, e da Resolução Contran nº 555/15, de 17/09/2015.

-Informações e imagens: divulgação-

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