Teste: BMW G 310GS

São Paulo (SP) – A pequena aventureira BMW G 310GS é moto ágil e eficiente para uso na cidade com seu conjunto de suspensões dianteira e traseira, na regulagem padrão de fábrica, bastante macias. É conforto extra para atravessar todos os tipos de irregularidades das ruas e avenidas dos municípios e em estradas de terra bem cuidadas, ou sem muito cascalho, com pneus 110/80 R 19 na frente, e 150/70 R 17 na traseira. Para curvas da serra, com 169 quilos de peso total, a configuração original das suspensões deixa o modelo “leve” e exige atenção.

O banco é o mesmo da GS 310R (versão esportiva da linha 310cc lançada no final do ano passado) e não avança sobre o tanque como nos modelos off road. A posição da GS mais ereta joga o corpo para frente e isso empurra a virilha para a área entre o tanque e o início do banco. Se não voltar o corpo para trás para sair da posição no uso prolongado – como nos 350 km dos 500 km da avaliação no uso contínuo em estradas asfaltadas do teste de MotoMovimento -, incomoda bastante. Apesar desse ponto, o banco é confortável o bastante para percorrer longas distâncias.

A velocidade final, informa a montadora alemã, é de aproximadamente 145 km/h. Já aos 120 km/h, o conjunto começa a vibrar nos 8 mil giros do motor e acelerador praticamente todo aberto, o que afeta fortemente o consumo que na média ficou em 25 km/l. Com capacidade do tanque para até 11 litros, a autonomia pode chegar a 275 quilômetros. O motor monocilíndrico, 4 válvulas, comando duplo no cabeçote e arrefecimento líquido em seis marchas é eficiente em regimes mais altos de rotação com boas retomadas na estrada e arrancadas na cidade e terra.

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O sistema ABS pode ser desligado pressionando um botão localizado na manopla esquerda por três segundos, com a moto parada ou em movimento. Nos modelos mais sofisticados da marca, basta um toque no botão, o que pode ser mais seguro em movimento.

A estética é um dos pontos fortes do modelo, principalmente as aletas laterais que remetem diretamente às motos topo de linha da marca. O painel é totalmente digital e conta, além das informações básicas, com indicador de marchas.

No momento, a BMW G 310GS custa R$ 24.900 à vista mais frete. A montadora também tem plano com entrada de R$ 9.800 e 36 parcelas mensais de R$ 499 mais parcela final de R$ 7.470 mais frete. Valor total a prazo: R$ 35.214 mais frete.

Ficha técnica

Motor: monocilíndrico, 4 válvulas, comando duplo no cabeçote e arrefecimento líquido
Capacidade cúbica: 313 cm³
Diâmetro x curso: 80 mm x 62,1 mm
Taxa de compressão: 10,6:1
Potência máxima: 34,47 cv a 9.500 rpm
Torque máximo: 2,85 kgf.m a 7.500 rpm
Embreagem: multidisco banhada a óleo
Câmbio: 6 marchas
Transmissão: corrente
Alimentação: injeção eletrônica
Partida: elétrica
Quadro: tubular em aço
Suspensão dianteira: garfo telescópico invertido com 41 mm de diâmetro e 180 mm de curso
Suspensão traseira: monoamortecedor com 180 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola
Freio dianteiro: disco simples de 300 mm de diâmetro, com pinça de fixação radial de quatro pistões e ABS
Freio traseiro: disco simples de 240 mm de diâmetro com pinça flutuante de dois pistões e ABS
Rodas e pneus: 110/80 R 19 (dianteiro) e 150/70 R 17 (traseiro)
Comprimento: 2.075 mm
Largura [com espelhos]: 880 mm
Altura [sem espelhos]: 1.230 mm
Distância entre-eixos: 1.420 mm
Altura do assento: 835 mm
Peso (com combustível, óleos e fluídos): 169 kg
Capacidade máxima de carga: 175 kg
Tanque de combustível: 11 L [Reserva +/- 1L]
Cores: branca, cinza e vermelha

-Informações e imagens: MotoMovimento-

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