Teste CB 1000R Neo Sports Cafe

São Paulo (SP) – A CB 1000R Neo Sports Cafe está mais divertida com vocação esportiva nas respostas imediatas no acelerador tipo TBW (Throttle By Wire) e conforto. Tem boa posição de pilotagem, com o banco do piloto baixo e pedaleiras recuadas e altura do guidão em relação ao nível do assento que favorece a posição ereta e bom encaixe dos joelhos no tanque.

Na dinâmica, o motor oferece performance imediata nas três primeiras marchas evoluindo até 130 km/h mais ágil que a CBR 1000RR Fireblade, do qual é derivado. É o DOHC, de 998cm3 de quatro cilindros em linha e cabeçote de 16 válvulas, tem potência máxima de 141,4 cv a 10.500 rpm e torque de10,2 kgf.m aos 8 mil rpm. O peso a seco é de 199 kg. No teste de MotoMovimento, o consumo variou entre 17 e 18 km/l, dependendo da condução mais ou menos esportiva.

Conta com quatro Riding Modes que alteram nível de potência, freio-motor e da intervenção do controle de tração. Três dos Riding Modes são pré-ajustados: em Rain (Chuva) a potência fica no nível mais baixo, o freio-motor em nível intermediário e o controle de tração em nível elevado. No modo Standard o nível de potência, do controle de tração e do freio-motor é intermediário para os três parâmetros. No modo Sport a potência é ajustada em nível pleno, e tanto controle de tração como de freio-motor estão no nível menos intrusivo. O User permite determinar o nível de cada um dos parâmetros de acordo ao gosto do piloto, inclusive desligar o controle de tração.

A suspensão dianteira, ajustável, é Showa SFF-BP (Separate Function front Fork – Big Piston) com resposta uniforme, conforto e controle em todas as condições de condução. Na traseira, a balança monobraço está ligada a um conjunto mola-amortecedor Showa, totalmente regulável mantém o modelo firme nas curvas. O sistema de freios tem discos flutuantes de 310 mm na dianteira com cálipers radiais com quatro pistões. Na traseira, o cáliper de dois pistões age no disco único de 256 mm. Calibrados para o modelo.

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A iluminação é Full LED na dianteira e traseira. O painel de instrumentos, totalmente digital, conta com velocímetro e conta giros, indicador de marchas, nível de combustível, relógio, indicador de temperatura externa e do arrefecimento do motor, computador de bordo (consumo médio, instantâneo e autonomia restante) indicadores de nível de potência, freio motor e controle de tração selecionados, além de luzes alerta para indicadores de direção, ABS, luz alta, sobreaquecimento do liquido de arrefecimento, corte do controle de tração, pressão do óleo do motor, injeção.

Mercado

Na categoria Naked/Roadster, o modelo lançado em março de 2020, começou em décimo lugar no ranking de vendas da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) com 41 motos vendidas e terminou o último levantamento da Federação em nono lugar no ranking com 80 vendas em outubro.

No acumulado do ano chegou a 641 unidades vendidas no País com 3,93% de participação na categoria que tem a Yamaha MT-03 em primeiro lugar com 5.103 unidades vendidas e 31,31% de participação. Custa R$ 25.490 sem frete. A CB 1000R tem preço público sugerido de R$ 60.900, sem frete, nas cores disponíveis vermelho metálico e o preto perolizado.

Ficha Técnica

Motor
Tipo: DOHC, Quatro cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida.
Cilindrada: 998,4 cc
Potência Máxima: 141,4 CV a 10500 rpm
Torque Máximo: 10,2kgf.m a 8.000 rpm
Transmissão: 6 velocidades.
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 75,0 x 56,5 mm
Relação de Compressão: 11.6 : 1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica, PGM FI
Combustível: Gasolina

Sistema elétrico
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 8.6 Ah (10H)
Farol: LED

Capacidade
Tanque de Combustível: 16,1 litros
Óleo do Motor: 3,6 l. (2,7 litro p/ troca)

Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2117 x 789 x 1094 mm
Distância entre eixos: 1452 mm
Distância mínima do solo: 138 mm
Altura do assento: 830 mm
Peso Seco: 199 kg

Chassi
Tipo: Diamond Frame
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 120 mm
Suspensão Traseira/Curso: Mono-Shock / 131 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco/ 310 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 256 mm
Pneu Dianteiro: 120/70ZR 17M/C (58W)
Pneu Traseiro: 190/55ZR 17M/C (75W)

-Informações e imagens: MotoMovimento-

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