Teste Royal Enfield Himalayan

São Paulo (SP) – A Royal Enfield Himalayan 410 é uma moto que imprime seu próprio ritmo: confortável tanto no uso urbano quanto nas rodovias e fora de estrada. No teste de MotoMovimento, a característica mais evidente do conforto do modelo é o banco com boa ergonomia e densidade que segura bem uma viagem sem paradas de 450 km. Praticamente a autonomia da moto que tem tanque com capacidade para até 15 litros de gasolina e média de 30 km/l de consumo. Nas revendedoras da marca, atualmente o preço é de R$ 19.390 com frete incluso.

Ainda no conforto, o revestimento antiderrapante do banco, e a posição de pilotagem com braços relaxados, corpo ereto e pernas bem apoiadas no tanque, ajudam a manter o prazer da viagem no ritmo tranquilo da motocicleta com motor que, se não empolga, transmite confiança com 411 cm³ de capacidade cúbica, 24,5 cv de potência, 3,4 kgf.m de torque, arrefecido a ar com radiador de óleo e comando de válvulas no cabeçote (SOHC). Projetado para entregar mais torque em baixas rotações, a velocidade final nas rodovias fica próxima aos 130 km/h, já com vibrações no guidão.

Na terra, o conjunto convencional de suspensões de 41mm com 200 mm de curso e mono-amortecedor na traseira com 180mm de curso, ajudou a enfrentar estradas mal conservadas e até mesmo totalmente off road com estabilidade, apesar dos pneus de uso misto dianteiro 90/90-21″ e traseiro 120/90-17″. Na cidade, o mesmo conjunto de suspensões que ajudam na terra, funcionam nas ruas e avenidas esburacadas ou cheias de remendos irregulares. O peso cheio de 185 Kg e a altura do banco de 800 mm em relação ao solo ajudam no trânsito pesado e nos corredores.

O painel tem mostradores analógicos de velocidade, rotação de motor e nível de combustível e uma tela em LCD com hodômetros total e parciais, indicador de marcha e relógio e separado, uma bússola analógica também.

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Na Europa, a Royal Enfield apresentou três cores novas do modelo 2020 da Himalayan no Salão de Milão 2019 que estarão disponíveis para o início de 2020, no mercado europeu. As três novas cores incluem Lake Blue, Rock Red e Gravel Grey com acabamento brilhante, ainda sem previsão para chegar ao Brasil. Nas demais especificações, como motorização, continua a mesma moto encontrada no Brasil.

A versão 2020 da trail, de acordo com a montadora indiana, vai ganhar a opção de desligamento do ABS na roda traseira. Deve melhorar na condução off road para quem gosta de imprimir manobras mais radicais na terra. Nos modelos atuais, o ABS de duplo canal, nas duas rodas, ajuda bastante principalmente na pilotagem dentro da cidade e nas estradas.

Especificações Técnicas

Motor

Tipo: monocilindro, resfriado a ar, 4 Tempos, SOHC
Cilindrada: 411cc
Diâmetro x Curso: 78mm x 86mm
Índice de Compressão: 9.5:1
Potência Máxima: 24.5 BHP(18.02 KW) @ 6500 RPM
Torque Máximo: 32 Nm @ 4000-4500 RPM
Sistema de Ignição: eletrônica digital
Embreagem: multidiscos banhados a óleo
Câmbio: 5 marchas
Lubrificação: cárter úmido
Sistema de Combustível: injeção eletrônica de combustível
Partida: elétrica

Chassi

Tipo: berço duplo desmontável
Suspensão dianteira: telescópica, 41 mm de diâmetro, 200 mm de curso
Suspensão traseira: monoamortecida com link, 180 mm de curso
Distância entre eixos: 1.465 mm
Distância do solo: 220 mm
Comprimento: 2.190 mm
Largura: 840 mm
Altura do Assento: 800 mm
Altura total: 1.360 mm (com o para-brisa)
Capacidade do Tanque: 15 +/- 0.5 lts
Peso seco: 185 Kg
Peso total: 191 Kg

Freios e pneus

Pneu dianteiro: 90/90-21″
Pneu traseiro: 120/90-17″
Freios frontais: disco de 300mm de diâmetro
Freios traseiros: disco único de 240mm de diâmetro
ABS: duplo canal

-Informações e imagens: MotoMovimento-

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