Tinker: Cafe Racer para montar em casa

O estudante escocês de graduação em design da Edinburgh Napier University, Jack Lennie, acaba de vencer o BDC New Designer of the Year Award 2015, na Inglaterra, com um projeto de motocicleta que pode ser montado em casa. O Tinker é um modelo Cafe Racer que poderá ser construído utilizando-se um programa de computador em CAD/CAM de código aberto que determina a fabricação de um chassi circular e extensões. A base pode receber peças comuns de motocicletas como motor, suspensões, sistema de freios, iluminação etc.

O programa de computador do chassi deve estar concluído até o final deste ano. Ele tem ainda um vídeo que mostra como a moto pode ser montada em 66 minutos depois que todas as peças estejam prontas usinadas e as demais partes adquiridas. O vídeo também estará disponível em dezembro deste ano. Abaixo, o estudante mostra como a moto pode ser montada em um vídeo acelerado.

Leia também:
+ Projeto Yamaha “AH A MAY”
+ Lauge Jensen e A. Kahn Design apresentam novo modelo
+ O lixo de Roland Sands
+ O fluxo perfeito de Willie Knoll
+ Henrik Fisker volta com Viking Concept

Depois de 32 semanas de trabalho no projeto, a grande descoberta de Lennie foi a possibilidade de forjar um chassi circular com o programa que pode receber facilmente as demais peças de montagem de motocicletas como banco, tanque e sistema de amortecimento já acoplado às rodas, que também devem ser adquirida separadamente do projeto assim como o motor.

O projeto permite a utilização de peças diferentes. Assim á grande a possibilidade de customização do modelo a ser montado. Todo o procedimento é feito sem a utilização de soldas e com a utilização de peças não profissionais para os procedimentos.

A ideia inicial do designer não foi projetar uma moto que pode ser construída a partir de software de código aberto. Sua preocupação primordial foi a sustentabilidade ao perceber, no Reino Unido, que 90% das motocicletas eram completamente inutilizadas depois de acidentes e outros problemas mecânicos que afetavam o quadro do veículo. Com o quadro, todas as demais peças das motos danificadas e em bom estado podem ser reutilizadas.

Vídeo de demonstração da montagem da Tinker:

Tinker, Open Source Cafe Racer from Jack lennie on Vimeo.

-Imagens e vídeo: divulgação-

Um comentário em “Tinker: Cafe Racer para montar em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *