US$184 mil

A Honda anunciou o preço da RC213V para os EUA: US$184.000. O modelo, é uma versão de rua da RC213V utilizada pelos pilotos oficiais da HRC (Honda Racing Corporation), Marc Marquez e Dani Pedrosa, na MotoGP. A apresentação acontece no circuito da Catalunha, Espanha, durante a etapa da categoria, neste próximo final de semana.

O motor DOHC V4 de 999 cm³, com arrefecimento a líquido, segue o mesmo conceito nos dois modelos, porém com menor potência, adequada para a utilização em ruas. Na RC213V-S são 159 hp a 11.000 rpm, com torque de 10,4kgf.m a 10.500 rpm. O câmbio tem seis velocidades, com transmissão final feita por correntes. Um kit esportivo viabiliza o seu uso em circuitos fechados e competições. Com ele, o desempenho do modelo atinge 215 hp a 13.000 rpm, com torque de 12,1kgf.m a 10.500 rpm.

A RC213V-S está disponível em opção única tricolor: vermelha, branca e azul. Também poder ser adquirida sem pintura para posterior customização do cliente. O início de vendas está previsto para outubro deste ano, com comercialização direcionada apenas para o mercado europeu, norte-americano, japonês e australiano.

As linhas da RC213V-S foram inspiradas na versão de pista utilizada na MotoGP. Alguns componentes são exatamente os mesmos em ambas as versões. É o caso do quadro tipo diamante, idêntico ao utilizado pela RC213V de Marc Marquez.

Com foco na facilidade de pilotagem, segurança, centralização de massas e baixo centro de gravidade, a RC213V-S traz, em boa parte de sua estrutura, materiais leves e extremamente resistentes, como alumínio e fibra de carbono. O resultado contribui não apenas para um visual exclusivo, como também para uma redução do peso total (170 kg).

Os sistemas de amortecimento e freios também são provenientes das competições. Na dianteira, garfo telescópico com freios de disco duplo. Na traseira, suspensão do tipo Pro-Link, com disco simples. As demais alterações foram realizadas com o objetivo de adequar o uso do modelo às ruas.

No design, a RC213V-S teve inspiração em sua versão exclusiva para as pistas. As diferenças são mínimas e praticamente imperceptíveis. A carenagem frontal manteve o farol praticamente camuflado em uma pequena abertura que, na MotoGP, é utilizada como entrada de ar.

As laterais ganharam carenagens com saídas de ar para refrigeração do motor bem visíveis. Assim como no modelo do espanhol Marc Marquez, parte do quadro está totalmente à mostra na versão de rua, ressaltando a beleza e imponência, com forte apelo racing. O assento acomoda apenas o piloto, tem altura de 830 mm e está perfeitamente integrado à rabeta.

Por se tratar de modelo histórico, a RC213V-S seguirá diretrizes bem especiais: sua produção será praticamente artesanal e realizada apenas na unidade Honda em Kumamoto, Japão. A fabricação será restrita a uma unidade diária, sob a responsabilidade de equipe exclusiva.

A primeira exibição pública da RC213V-S aconteceu em 2014, durante o Salão de Milão (EICMA). Apesar de protótipo, o projeto despertou muito a atenção do público por seu design e atributos exclusivos de competição. O desenvolvimento contou com a colaboração do ex-piloto japonês da MotoGP, Tohru Ukawa, e representa o resultado do trabalho conjunto entre o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa de novos produtos da Honda no Japão (Motorcycle R&D Center of Honda R&D Co., Ltd.) e a HRC, divisão esportiva da marca.

Imagens e informações: divulgação-

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