Harley-Davidson na história

São Paulo (SP) – Em tempos de quarentena, a Harley-Davidson do Brasil resgata alguns modelos que fizeram história nos 117 anos de fundação da marca norte-americana. É o caso do icônico modelo 5-D, de 1909, que embora tenha tido apenas 27 unidades fabricadas, foi o primeiro equipado com o motor V-Twin em 45 graus e refrigerado a ar. Veja abaixo o que a representante da montadora no Brasil destaca em outras quatro motos históricas.

“Ao oferecer o estilo e o desempenho de uma “supermotocicleta” quando estreou no mercado durante o auge da Grande Depressão, a lendária Knucklehead, de 1936, direcionou os cabeçotes de cilindro com válvulas suspensas para a produção em massa, estabelecendo um padrão para o desempenho do V-Twin, que é mantido até hoje no motor Milwaukee-Eight. O design atemporal dos modelos EL, com seu tanque e paralamas, comandos, acabamentos e grafismos, ainda parecem atuais no século 21.

1977 Low Rider

A motocicleta Super Glide de 1971 foi o primeiro modelo de fábrica a combinar o chassi do Big Twin com a estreita extremidade frontal da Sportster, que criou o clássico perfil de uma “cruiser customizada”. Alguns anos depois, esses elementos se revelaram com toda a clareza no formato perfeito da Low Rider, uma motocicleta despojada a ponto de só conservar seus elementos mais essenciais.

1980 FLT Tour Glide

Apesar de ter sua relevância frequentemente minimizada, a Tour Glide FLT 1980 introduziu diversos recursos tecnológicos importantes que continuam sendo padrão nos modelos Touring até hoje, incluindo a primeira carenagem da Harley-Davidson montada no quadro. Além disso, o motor e a transmissão aparafusados juntos em uma única unidade e suportes de motor com isolamento de borracha reduzem as fortes vibrações sentidas pelo motociclista e pelo passageiro. Seu estilo era ousado para a época, mas a carenagem nariz de tubarão se tornou tão reconhecível nas estradas quanto a icônica carenagem batwing.

1984 Softail

Nenhum modelo incorpora melhor a famosa frase de Willie G. Davidson, “A forma segue a função, mas ambas se reportam à emoção”, do que o chassi da Softail, com a silhueta limpa de uma clássica estrutura de traseira rígida que incorpora uma suspensão altamente competente mantida fora do alcance da visão. A Softail 1984 original lançou uma plataforma bem-sucedida e ajudou a introduzir o motor Evolution, que leva o crédito de ter salvo a empresa durante um de seus momentos de maior dificuldade.”

Leia também:
+ Pandemia. Reposição de pneus cai 45,2% em abril
+ Lançamento Scrambler Icon
+ Covid-19. Produção de motos cai 98,6% em abril de 2020
+ Promoção BMW maio 2020
+ Promoção para maio 2020 da Harley-Davidson
+ Promoção Ducati maio 2020
+ MXF lança edição especial 300RX Six Days
+ Como manter a moto na quarentena por BMW, Ducati e Harley-Davidson
+ Mercado de motos em março tem menor venda média diária desde 2004

-Informações e imagens: divulgação-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *