Hesketh Motorcycle

A britânica Hesketh Motorcycle apresenta ao público inglês no próximo dia 27 desse mês, a Hesketh 24, um modelo retrô com ares dos anos 70 que marca o renascimento da montadora depois de 30 anos sem atividade. A mostra acontece no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra. Foram fabricadas apenas 24 unidades do modelo. Cada uma tem uma placa de ouro de 18 quilates marcando o número exclusivo de série. O preço e o início das vendas ainda não foram anunciados.

A Hesketh Motorcycle teve um curto período de vida, do lançamento de seu primeiro modelo em 1980 até falir em 1984 (veja abaixo a história da marca). Hoje, os direitos da marca são do engenheiro-chefe Paul Sleeman. Ele anuncia a Hesketh 24 como a “união do retrô à tecnologia atual”. O motor é um V-twin de 1950 cc e 120 cv, com diversas inovações tecnológicas.

Leia também:
+ Yard Built XV950 Pure Sports
+ Lauge Jensen e A. Kahn Design apresentam novo modelo
+ Henrik Fisker volta com Viking Concept

Além da Hesketh 24, a empresa já se comprometeu a produzir um biposto Sport-tourer usando a 24 como plataforma. O projeto tem aumento da capacidade do tanque de combustível além de soluções para proporcionar mais conforto para piloto e garupa em longas viagens.

A história da marca

– Fundada por Lord Hesketh em 1980, a Hesketh Motorcycle teve seus primeiros modelos desenvolvidos em estábulos da mansão do lorde, em Easton Neston, Northamptonshire.

– Em 81 aparece o primeiro modelo de linha de produção, o V1000 V-twin, com quatro válvulas por cilindro e comando duplo de cabeçote. Com diversos problemas de projeto, foram montadas somente 139 unidades antes da primeira falência da marca, em 1982.

– Hesketh ainda tentou voltar com um novo modelo baseado ainda na V1000 V-twin. Com os mesmos problemas, foram feitas apenas 40 unidades até que uma nova falência aconteceu em 1984.

– Em 2010, Paul Sleeman, adquiriu os direitos da marca. Tentou nos últimos anos retomar o projeto da V1000 sem sucesso e renasce agora com a Hesketh 24.

-Imagens: divulgação-

4 comentários em “Hesketh Motorcycle

  1. A cara do Príncipe Charles!
    (feia praKa!)
    Mas, como a falecida Dianna teve peito (e disposição) para se casar com o “príncipe-sapo” herdeiro do trono britânico, tem gosto pra tudo né, hehehe…

  2. Um grande resgate de estilo esportivo da época, equipava-se motos street com suspensão ohlins, guidon tomazzeli, rabetinhas monoposto, retrovisores pequenos,pedaleiras recuadas e rodas de magnésio.O por quê de eu achar espetacular nessa moto é que lembra-se as guzzi, ducati, laverda…que tinham modelos estilo racing no conjunto, originalmente.Vamos torcer, já que saem no dna de fábrica!E 120 cavalos na configuração v-twin, agrada na pilotagem, especialmente no torque em baixa e nas saídas de curva, uma distribuição bem linear de potência!Gostei.

  3. Tomara que dessa vez, decole com tudo.
    Tenho revistas antigas com a Hesketh, e como também voltou a Horex, falta a Munch Mamute pra ficar completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *