Honda CRF 1100L Africa Twin 2021

São Paulo (SP) – A Honda apresentou em uma live hoje, oficialmente, no Brasil, o modelo 2021 da CRF 1100L Africa Twin com versões de câmbio convencional ou de dupla embreagem (DCT). Os preços vão de R$ 70.490 a R$ 96.626. As motos começam a chegar ao mercado em julho já com pré-venda aberta pela montadora. Com o câmbio convencional, os modelos montados nem Manaus (AM), tem preços públicos sugeridos de R$ 70.490 para a CRF 1100L Africa Twin em preto fosco ou vermelho e R$ 90.490 para a CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES na cor branca.

Já os modelos com transmissão de dupla embreagem (DCT), que serão importados do Japão, tem previsão de chegada ao mercado em agosto com preço público sugerido de R$ 76.804 para a CRF 1100L Africa Twin DCT em vermelho e R$ 96.626 para a top de linha CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT na cor branca. Os preços têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas de frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Siga o líder

O novo modelo de big trail da Honda disputa mercado com concorrentes como a líder de BMW R 1250 GS, além de Triumph Tiger 1200 e Ducati Mutlistrada 1250 e Kawasaki Versys 1000. Em abril, por exemplo, de acordo com levantamentos da Fenabrave, a BMW, com 1.084 unidades vendidas em 2021 ao preço inicial de R$ 83.500, detém 27,58% do mercado de motos grandes para viagem todo terreno. No mesmo mês, a Honda CRF 1000L aparece em nono lugar no ranking com 1,81% de participação.

Seguindo o líder, a Honda anunciou na apresentação da big trail, uma ação de marketing há alguns anos utilizada pela BMW para a venda de seus modelos também no Brasil. Vai reunir grupos de clientes preferenciais que consomem motos big trail para uma pequena imersão sobre o modelo com apresentações técnicas e testes que não somente um test ride de voltinha no quarteirão.

CRF 1100L Africa Twin 2021

A montadora informa que o consumo médio da moto é de 20,3 km/l e a velocidade máxima 197 km/h. As versões 2021 receberam sistema de acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire), em uma nova IMU de seis eixos que possibilitou gerenciar não apenas sete níveis do sistema de controle de tração (HSTC), função antiwheelie em três níveis, Cornering ABS otimizado para curva (com configuração off-road) e controle de elevação da roda traseira. Aos modos de pilotagem padrão – URBAN, TOUR e GRAVEL – junta-se agora o modo OFF-ROAD e os USER com dois modos ser totalmente personalizados. As Africa Twin Adventure Sports ES vem equipadas com pneus sem câmara e as suspensões Showa EERA – Showa Electronically Equipped Ride Adjustment.

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A posição de pilotagem conta agora com banco redesenhado e guidão mais alto. O quadro de instrumentos TFT a cores é sensível ao toque e tem 6,5 polegadas. Batizado de MID (Multi Information Display), oferece conexão direta com os diversos sistemas da moto e tecnologia Apple CarPlay e Android Auto via Bluetooth e cabo USB. O farol duplo de LEDs está em posição elevada e o conjunto de luzes diurnas de condução (DRL) ajusta a intensidade de iluminação de modo automático, de acordo com a incidência de luz externa. Em todas as versões da CRF 1100L os protetores de mão são equipamento série.

A arquitetura do motor bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas permanece inalterada, mas o incremento da capacidade, de 998 cm³ para 1.084 cm3, resultou em maior potência, que passou de 88,9 para 99,3 cv a 7.500 rpm. O torque máximo também subiu de 9,5 para 10,5 kgm.f a 6.000 rpm. A elevação de potência e torque é sentida desde 2.500 rpm.

Clique – AQUI – para um PDF com a ficha técnica dos modelos

-Informações e imagens: divulgação-

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