Honda no mercado asiático

São Paulo (SP) – A Honda apresentou, na Índia, seu novo modelo de média cilindrada H’Ness CB 350, direcionado para aquele mercado. O lançamento é mais um capítulo na disputa global pelo gigantesco mercado asiático de duas rodas depois que grandes montadoras internacionais tentaram entrar na Ásia com seus modelos tradicionais e não tiveram o retorno esperado. O consumidor indiano mostrou que prefere motos de baixa e média cilindrada mais simples como os modelos da Royal Enfield.

Na disputa pelos consumidores indianos, a montadora francesa de carros Peugeot pode retornar à produção de motos com um modelo 300 cm³. Baseado no conceito P2X, apresentado no Salão de Paris de 2018, terá produção da indiana Mahindra que em 2019 comprou a divisão de motocicletas dos franceses Peugeot Motorcycles (PMTC) mas vai manter a marca no modelo. Também estão nos planos modelos de 500 cm³ e 125 cm³. A Mahindra também controla a indiana Jawa que já modernizou seus modelos e prepara uma nova moto elétrica na disputa de mercado interno indiano com a Royal Enfield.

A Yamaha começou a abrir as portas asiáticas pelas Filipinas com o lançamento da XSR155, um modelo de entrada com visual no estilo “neo-retrô”. Tem farol de formato circular com LED, motor com potência máxima de 19,3 cv a 10.000 rpm e 1,49 kgf.m de torque com câmbio de seis marchas e embreagem deslizante.

A Harley-Davidson também tem interesse no mercado asiático de motos de baixa e média cilindrada. Mas mirou na China. A montadora norte-americana fechou sua fábrica em Bawal, na Índia, e assinou um termo de cooperação com a maior montadora de veículos duas rodas da chinesa, a Zhejiang Qianjiang Motorcycle Co Ltd, para a produção de um modelo de 338 cilindradas, inicialmente, voltado para o mercado chinês. Índia e China integram o continente asiático, localizado a leste do continente europeu e a nordeste do continente africano com área de mais de 43 milhões de quilômetros quadrados e 4,4 bilhões de habitantes em 49 países.

Leia também:
+ Honda Biz 125 2021 com nova opção de cor marrom
+ BMW define preços da 1250 RT para o mercado brasileiro
+ Ducati retorna ao mercado Rio de Janeiro com nova concessionária integrada com a Audi
+ Kawasaki convoca recall para chicote elétrico da Ninja ZX-6R 636
+ Harley-Davidson lança o Rider Wanted 2021
+ Honda abre pré-venda da linha CRF 2021 no Brasil
+ Ducati Multistrada 950S. No Brasil por R$ 94.990
+ Elétrica Voltz Motors abre loja em SP
+ BMW tem 9 patentes para elétricas
+ KTM abre venda direta de acessórios originais da linha Off Road SX e EXC

A Honda H’Ness CB 350 é um modelo clássico com motor monocilíndrico de 348 cm³ de cilindrada que entrega 21 cv a 5.500 giros e torque máximo de 3,05 kgf.m a 3 mil, com transmissão de cinco velocidades. Tem iluminação full LED, controle de tração e conectividade via bluetooth. O painel conta com velocímetro analógico e mostrador digital. O peso em ordem de marcha é de 181 quilos, o assento a 800 mm do solo e tanque de combustível com capacidade para 15 litros.

-Informações e imagens: divulgação-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *