i-Road: em operação em outubro

i-Road: Começa a funcionar no dia 1 de outubro um sistema de compartilhamento de dois veículos elétricos – um triciclo e um minicarro, em Grenoble, na França (156 mil habitantes). Os denominados i-Road vão rodar dentro da cidade de com cobrança de aluguel por período de uso. Inicialmente serão oferecidos 70 veículos e 35 estações de carregamento elétrico espalhadas pela cidade. Tanto o triciclo de duas rodas dianteiras quanto o minicarro usam volantes para a condução.

O planejamento do percurso e reservas dos supercompactos serão realizados por meio de um aplicativo para smartphones. O usuário poderá entregar o veículo em uma estação diferente da inicial ou voltar ao primeiro ponto do percurso. A autonomia dos veículos é de 80 quilômetros com velocidade máxima de 45 Km/h.

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O i-Road é um triciclo elétrico equipado com tecnologia de inclinação ativa que simula os movimentos de esquiadores. Tem uma bateria de lítio para alimentar dois motores elétricos de 2 kW instalados nas duas rodas dianteiras. Mede 2,345 milímetros de comprimento, 850 mm de largura, 1.445 milímetros de altura e distância entre eixos de 1.700 milímetros.

A cobrança pelo uso é atualizada a cada 15 minutos. Quem usa o sistema público de transporte tem desconto. De 0 a 15 minutos custa 3 € sem desconto e 2 € com desconto. De 15 a 30 minutos, 5 € ou 3 €. De 30 a 45 minutos, 6 € e 4 € e de 45 a 60 minutos 7 € e 5 €. Por duas horas a cobrança será de 11 € e 9 € com desconto. Já para quatro horas custará 19 € e 17 €. Até 31 de dezembro desse ano a recarga é grátis. A partir de janeiro do ano que vem custará entre 2 e 5 euros por hora de carga.

O projeto “Cité lib by Ha:mo” é uma parceria entre a cidade de Grenoble (França), a companhia de eletricidade francesa EDF e sua subsidiária Sodetrel, a Toyota Motor Corporation (TMC) e a empresa Citar Lib, responsável pela gestão diária do sistema.

-Imagens e vídeo: divulgação-

Um comentário em “i-Road: em operação em outubro

  1. Este tipo de veiculo não me é novidade, aqui em Sampa tem um conhecido que possui um semelhante da marca BMW, e é de uns 4 anos atrás. Mostra-se seguro em sua condução nas baixas velocidades, bem suficiente em uso urbano. Porém, delicadíssimo o seu uso no Brasil; por não haver muita segurança por parte de motoristas alcoolizados e irresponsáveis aos montes. Infelizmente também, pelos altos índices de acidentes com motocicletas.Absurdo o valor do DPVAT, mas absurdo o tanto de braços duros até mesmo em aeronaves…

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