Pikes Peak Hill Climb 2019

Colorado Springs (EUA) – Rafael Paschoalin, o piloto da Yamaha Racing Brasil, conquistou o primeiro lugar na sessão de treinos do Pikes Peak Hill Climb 2019, prova de subida de montanha que acontece no próximo dia 30, em Colorado Springs, nos Estados Unidos. Esta é a quarta participação do piloto na competição na categoria middleweight, que a utiliza motores de dois ou quatro tempos que não excedam quatro cilindros e que tenham entre 501 e 1200 cilindradas. Ele disputa com uma Yamaha MT-07.

Esta é a 103ª edição da prova que elege o piloto mais rápido – entre diversas categorias de motocicletas e carros – a subir uma estrada sinuosa com 20 km de percurso e 156 curvas. A largada acontece a cerca de 2300 m de altitude e a chegada a mais de 4500 m, fazendo com que o ar rarefeito coloque ainda mais a prova as máquinas e seus pilotos.

“Optei por correr novamente com a MT-07 pelo fato de ser uma motocicleta muito ágil, leve e com um motor com torque absurdo que responde muito rápido às acelerações, ou seja, tudo que eu preciso em uma motocicleta para vencer em Pikes Peak. Para esse ano, optamos por trazer de avião, com a ajuda da Yamalog, a moto pronta do Brasil, o que me deixou bem mais tranquilo e confiante. Para que isso acontecesse, nosso trabalho começou bem mais cedo que nos anos anteriores, pois a moto precisava estar completamente desenvolvida para ser enviada”, diz Paschoalin.

“Trabalhamos pesado para desenvolver a MT-07 até o ponto em que se encontra agora e, com segurança, posso afirmar que valeu o todo o esforço, pois é a melhor moto que já tive para competir em Pikes Peak. Prova disso é que fomos os mais rápidos da classe Middleweight nos treinos classificatórios e o sexto na geral, na frente de motos com quase o dobro da cilindrada da minha valente MT-07”, completa.

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A moto utilizada por Rafael Paschoalin no Pikes Peak é basicamente a mesma MT-07 com preço público sugerido de R$ 34.690 (à vista e sem frete). Para torná-la ainda mais leve, itens como suporte de placa, piscas, espelho e farol foram retirados e as rodas originais trocadas pelas mesmas que equipam a Yamaha R1M. No motor, as alterações ficaram restritas ao trabalho no cabeçote e mapeamento do sistema de injeção eletrônica, ganhando também um filtro de ar esportivo e um escapamento de maior vazão, sem alterar a cilindrada original da moto, que é 689cc.

Nas suspensões, a dianteira ganhou fluido mais viscoso para tornar o funcionamento mais rígido para atender a demanda de uma utilização extrema. Na traseira, um novo amortecedor deu lugar ao original também buscando um funcionamento mais rígido. A relação final foi substituída por uma mais adequada a proposta da moto, e guidão original foi trocado por um de MT-03 – porém com a montagem invertida. Por fim, suportes e pedaleiras do piloto assim como a bomba de freio dianteiro foram substituídas por outras de competição, e os pneus passaram a ser os homologados para corrida, cuja principal diferença fica por conta do composto mais macio e a quase que total ausência de sulcos.

Helio Ninomiya, gerente de marketing e planejamento de produtos da Yamaha Motor do Brasil, acredita num bom resultado em 2019. “Desde o lançamento da nova geração da MT-07, em outubro de 2018, trabalhamos duro no Projeto Pikes Peak. Fizemos escolhas importantes na estratégia para este ano que já mostraram resultados, como largar na pole position na categoria Middleweight. Uma delas foi o envio de uma MT-07 fabricada e preparada no Brasil que permitiu que o Rafa pudesse realizar treinos nos Estados Unidos e ficasse mais focado na corrida”.

-Informações e imagens: divulgação/Larry Chen-

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