São Paulo (SP) – O primeiro contato com a nova geração do modelo 600cc da Honda, a nova linha 650F, dá uma pontinha de saudade da Hornet, por mais que a montadora afirme que as propostas da antiga 600cc e da 650cc são completamente diferentes. MotoMovimento avaliou a versão com linhas mais esportivas da 650, a CBR 650F. Por não atender mais as exigências ambientais brasileiras, a 600cc deixou o mercado brasileiro no momento que a 650cc foi apresentada por aqui, também nas versões naked e semi-carenada (F).
A mudança da nova cilindrada está no motor. A nova versão, mais tecnológica, tem agora potência máxima de 87 cv a 11.000 rpm e torque de 6,4kgf.m a 8.000 rpm. São números menores que a versão anterior. O DOHC, de 649cc, quatro cilindros, quatro tempos e arrefecido a líquido, é elástico e com retomada eficiente mesmo em sexta marcha. Com o uso prolongado, no entanto, esquentou as pernas tanto do piloto quanto do garupa.
A proposta é o sport-touring. Mesmo assim, posição de pilotagem tem estilo esportivo com guidão baixo e boa ergonomia nas pedaleiras. A porção do banco para o piloto é mais rígida acompanhando a proposta esportiva. Bom para pendular mas “morde a bunda” em distâncias acima de 200 quilômetros sem paradas. O espaço para o garupa é suficiente com bom conforto.
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O tanque tem capacidade para 17,3 litros. O consumo informado pelo próprio sistema da motocicleta foi bastante satisfatório, mantendo variação entre 15 e 16 km/l de gasolina na cidade e na estrada. A 650 é mais econômica a versão anterior. O peso seco é de 195 quilos. Com ABS passa para 197 Kg. O sistema de freios é formado por dois discos dianteiros de 320 mm e um traseiro de 240 mm. Não é uma moto alta. Suas dimensões são 2.110 de comprimento, 755 de largura o que ajuda bastante nos corredores e 1.145 mm de altura.
A CBR 650F é uma moto muito bonita. Tem imitações de fibra de carbono nas laterais da carenagem e detalhes que remetem às superesportivas. O guidão tem um desenho também bonito, mas para quem preza a segurança com a utilização de antenas contra pipas terá dificuldades em instalar o equipamento nele. Não há espaço para isso.
Custa R$ 32.159 na versão standart e R$ 34.465 com ABS.
-Imagens: MotoMovimento-
A hornet tb esquentava as pernas e não era nada econômica, porém 102 cv. Uma das mais vendidas da Honda, deveria ter seguido em linha.
Amigo, ela tem 6,4 de torque. To texto ta escrito somente 4.
Obrigado pela correção, Raphael.
é sempre a mesma coisa, entrega pouco e cobra muito… moto no Brasil é muito cara.